O que deve constar no documento base do PCA?

O que deve constar no documento base do PCA?

Inicialmente deve constar o logotipo e ser escrito, o nome da empresa, sua localização e definir qual o programa elaborado. Serve como capa do programa, a contracapa deve constar apenas o nome do programa. P. C. A. Em seguida é necessária a existência de uma introdução que virá com o nome do programa e da empresa.

O que faz o PCA?

– Qual o Objetivo? Prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais em decorrência de exposições a níveis de ruídos altos para implantação de rotina de trabalho nas empresas e proteção a Saúde do trabalhador.

Quando devo elaborar o PCA?

Quem precisa ter o PCA? A NR9 – do PPRA estabelece que as ações preventivas devem ser iniciadas sempre que o nível de ruído a que o trabalhador esteja exposto, for superior a 80db (limite de ação).

O que é o ruído ocupacional?

O Ruído Ocupacional é todo aquele barulho, som ou poluição sonora que não é desejada e acaba interferindo na produtividade do trabalhador. Como muitas vezes este som não pode ser evitado – como o barulho de uma britadeira por exemplo – deverão ser empregadas medidas a fim de atenuá-lo.

Como é feito o PCA?

Como Elaborar o Programa de Conservação Auditiva (PCA)

  1. Primeiro conhecer a situação.
  2. Controlar a correta realização das medições.
  3. Elaborar alternativas para reduzir a exposição.
  4. Modelos de solicitação de informação para a empresa.
  5. Controlar e negociar a aplicação de medidas preventivas.

Qual a NR que fala sobre PCA?

O PCA – Programa de Conservação Auditiva – é um programa obrigatório previsto na NR-9 (PPRA – Programa de Prevenção a Riscos Ambientais) buscando a proteção da saúde auditiva dos trabalhadores, ou seja, prevenir que os trabalhadores expostos a níveis de ruído acima dos limites toleráveis desenvolvam perda auditiva …

Quem deve fazer o PCA?

Todas as empresas que tiverem trabalhadores em regime CLT expostos a altos níveis de ruídos e pressão sonora devem, obrigatoriamente, fazer a implementação do Programa de Conservação Auditiva (PCA).

Quem pode fazer o PCA?

Quem pode elaborar PCA? Fonoaudiólogo ou Médico do Trabalho. Como especialistas que são eles devem ser os responsáveis para elaboração do programa.

Quem pode assinar um PPR?

A norma não estabelece expressamente quem pode elaborar o PPR, porém as atribuições estabelecidas deixam implícito que o PPR, assim como outros programas de saúde e segurança do trabalho, devem ser realizados por profissionais e empresas especialistas em segurança do trabalho.

Qual a relação do ruído com a saúde ocupacional?

podem resultar em um ônus financeiro e doença ocupacional. A exposição ao ruído pode ocasionar efeitos à saúde como estresse, irritabilidade, hipertensão arterial e pode estar associado a outras situações de risco.

O que é ruído e como eles podem ser classificados?

O ruído pode ser classificado em três principais classes podendo ser contínuo (estável, com variações máximas de 3 a 5 dB(A). Intermitente (oscilações de maior ou menor intensidade) e de impacto (apresenta picos de ruído com duração menor de 1 segundo).

O que deve constar no documento base do PCA? Inicialmente deve constar o logotipo e ser escrito, o nome da empresa, sua localização e definir qual o programa elaborado. Serve como capa do programa, a contracapa deve constar apenas o nome do programa. P. C. A. Em seguida é necessária a existência de uma introdução…