O que estuda o esoterismo?

O que estuda o esoterismo?

Esoterismo é o nome genérico que evidencia um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões – ou mesmo das Fraternidades Iniciáticas – que buscam transmitir um rol acerca de determinados assuntos que dizem respeito a aspectos da natureza da vida que estão sutilmente ocultos.

O que é uma crença esotérica?

A crença esotérica é uma crença oculta, ou melhor ainda, ocultada por um grupo de pes- soas que vivencia uma iniciação fechada, face ao restante da sociedade, ou face ao conjun- to de seguidores de um determinado sistema.

Qual a diferença de esotérico e exotérico?

O prefixo grego eso significa tudo que é voltado para dentro, enquanto exo quer dizer para fora. Um livro muito técnico, portanto, pode ser considerado esotérico – já que o conhecimento é mais aprofundado e acessível para poucos. Um livro didático, por outro lado, é exotérico por estar aberto a muitas pessoas.

Como funciona esoterismo?

Para a Nova Era, o termo esoterismo recebe a conotação de tudo aquilo que está no interior do indivíduo, ainda de forma oculta, e que é passível de ser desvendado e alcançado mediante práticas, procedimentos e estudos, cabendo ao indivíduo a tarefa da descoberta.

O que significa a palavra exotérica?

1. Destinado a ser vulgarizado (falando principalmente das doutrinas dos antigos filósofos).

O que constitui a espiritualidade?

Espiritualidade seria assim definida como uma maneira de enxergar o mundo e de se comportar na busca por um sentido de viver; ou ainda como uma necessidade pessoal de encontrar respostas para questões existenciais sobre o sentido da vida, doenças e morte.

O que é preciso para se ter espiritualidade?

Desenvolver a espiritualidade e se conectar com o divino requer, essencialmente, oração. Ela nos ajuda refletir sobre a Palavra de Deus, a permanecer como fiéis e a evoluir no desenvolvimento de nossas vidas. A individual é uma conexão íntima e a oportunidade de nos sintonizarmos com o coração de Deus.

O que é ter uma vida espiritual?

A espiritualidade, orientação para os sentimentos e um desejo de se conectar a algo maior que si mesmo e a busca pelo sagrado na vida, é inerente à natureza humana. As religiões (mais de 10 mil em todo o mundo) seriam a língua pela qual a espiritualidade é expressa.

O que é busca pela espiritualidade?

A busca espiritual se divide em três etapas: aceitar o que somos, melhorar o que somos, e buscar a união com Deus. A “prece da reconciliação” nos ajuda a cruzar a primeira etapa. Ali, depois de agradecer a Deus, começamos a dizer em voz alta tudo que consideramos como nosso “lado negro”.

O que a Bíblia diz sobre a espiritualidade?

Baseada nas idéias de Spener, a espiritualidade pode ser resolvida no processo de salvação: Conversão, Santificação e Edificação dos crentes (nos Collegia Pietatis). Foi a espiritualidade Pietista – que por si só, ou em conjunto com outras influências – gerou a época dos grandes avivamentos.

Quem tem espiritualidade?

Espiritualidade tem a ver com o propósito e sentido que a pessoa encontra para a sua vida. Algumas encontram essa conexão com a religião, ou com o divino. Enquanto outras, podem achar com eles mesmas, na convivência com pessoas queridas, arte, natureza etc.

O que é um consultor espiritual?

Agora, há um chamado mais vinculado aos escritórios: o consultor espiritual. Eles misturam a linguagem obscura do sagrado com a linguagem também obscura da consultoria de gestão para fornecer aos clientes uma gama de serviços tendendo ao espiritual, desde a arquitetura até o treinamento de funcionários e o design.

O que estuda o esoterismo? Esoterismo é o nome genérico que evidencia um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões – ou mesmo das Fraternidades Iniciáticas – que buscam transmitir um rol acerca de determinados assuntos que dizem respeito a aspectos da natureza da vida que estão sutilmente ocultos. O que é…