O que e estudo epidemiologico caso-controle?

O que é estudo epidemiológico caso-controle?

Estudos de caso-controle constituem uma forma relativamente simples de investigar a causa das doenças, particularmente doenças raras. Neste tipo de estudo são incluídos dois grupos semelhantes a partir de uma população em risco. A diferença entre os grupos é a presença ou ausência de doença.

Quais são os estudos epidemiológicos?

Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.

O que é estudo de caso-controle Quais são as vantagens e desvantagens?

Vantagens dos estudos caso-controle Os estudos de caso-controle podem ser úteis para estudar os processos em que o período de tempo compreendido entre a exposição e o desenvolvimento da doença é particularmente longo e se os dados anteriores sobre a exposição estão dispo- níveis ou podem ser facilmente obtidos.

O que é estudo epidemiológico experimental?

Os estudos experimentais ou de intervenção têm por objetivo tentar mudar uma vari- ável em um ou mais grupos de pessoas. Isso pode significar a eliminação de um fator alimentar relacionado a uma causa alérgica ou o teste de um novo tratamento para um grupo selecionado de pacientes.

Quais são as características de um estudo de caso controle?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

Que tipo de estudo é o relato de caso?

O relato de caso é o estudo que mais se identifica com o médico clínico. Aguça a interpretação de sinais e sintomas e é farto material para discussões que solavancam o aprendizado de jovens médicos1,2.

Quais são os tipos de estudos?

Observacionais.

  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.
  • Qual o objetivo dos estudos epidemiológicos?

    O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo. Numerosas doenças cujas origens até recentemente não encontravam explicações vêm sendo estudadas em suas associações causais pela metodologia epidemiológica .

    Qual é a vantagem do estudo caso controle em relação ao estudo coorte?

    Os estudos de coorte têm certas vantagens: b) Podem ser usados para avaliação de des- fechos múltiplos; c) Permitem o cálculo direto das medidas de incidência nas coortes de expostos e não expostos; d) O status do desfecho não influencia a me- dida do status de exposição ou seleção de indivíduos (coorte concorrente);

    O que é um estudo experimental?

    Um estudo experimental tem a finalidade de descobrir algo desconhecido ou testar uma hipótese. A Engenharia de Software Experimental é a disciplina que investiga as técnicas, processos e ferramentas pela experimentação.

    Quais são os estudos experimentais?

    São pesquisas originais, em que os dados colhidos ou variáveis observadas e analisadas no estudo (por um pesquisador) estão relacionados a aplicação de intervenções (estudos experimentais) ou observações (estudos observacionais).

    O que é um estudo de caso controle?

    O que é estudo epidemiológico caso-controle? Estudos de caso-controle constituem uma forma relativamente simples de investigar a causa das doenças, particularmente doenças raras. Neste tipo de estudo são incluídos dois grupos semelhantes a partir de uma população em risco. A diferença entre os grupos é a presença ou ausência de doença. Quais são os estudos…