O que e um verbo transitivo indireto exemplos?

O que é um verbo transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Quais são os verbos indiretos?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Quais são os verbos transitivos indiretos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Denominam-se transitivos diretos aqueles cujo complemento não é obrigatoriamente preposicionado (objeto direto) e transitivos indiretos aqueles que exigem a preposição diante do complemento (objeto indireto).

Como saber o que é verbo transitivo direto?

a) Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. nossa música favorita. b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória.

O que é verbo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado de objeto indireto. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. …

O que é verbo transitivo e exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. À Milena é um complemento, por sua vez, com preposição, logo, indireto.

Quais são os verbos transitivos diretos e indiretos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Apresentou as condolências aos familiares.

Qual o significado do verbo direto e indireto?

Verbo transitivo direto e indireto: deu. Objeto direto: uma boneca. Objeto indireto: à minha irmã. Eu agradeci o convite ao diretor. Sujeito: eu . Predicado: agradeci o convite ao diretor. Verbo transitivo direto e indireto: agradeci. Objeto direto: o convite . Objeto indireto: ao diretor.

Qual a diferença entre o transitivo e o direto?

Alternativa c: (1) transitivo direto; (2) transitivo direto; (3) transitivo direto. 4. (FUNRIO-2009) Em “Jonathan Polansky, que participou da pesquisa, diz que a situação pouco mudou em filmes voltados para adolescentes.”, os verbos são, respectivamente,

O que é um verbo transitivo indireto exemplos? Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega. Quais são os verbos indiretos? Verbos transitivos indiretos são verbos que…